quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Corpo, poder e audivisual. Eixo temático da primeira mesa redonda do dcima






A primeira mesa abordou o eixo corpo, poder e audiovisual. Estavam presentes os professores Sílvia Nogueira Chaves da UFPA apresentando o trabalho sobre “Deformar sentidos, transmutar pela arte: uma experimentação na formação de professores de Ciências e matemáticas”, Cleudemar Fernadez da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com o tema “O corpo objetivado pelo olhar do fora” e a professora Vânia Torres da Unama que explanou a respeito da "A Amazônia em cena na produção jornalística televisiva nacional".

O trabalho da professora Silva Nogueira investigou as experimentações tecnológicas no processo de formação de professores na área de Ensino de Ciências e Matemática a partir de interações articuladas com a cultura, linguagem, produção de subjetividade tendo como base filmes autobiográficos que possibilitou outros modos de pensar a formação por meio do cinema.

Para compor o debate Cleudemar Fernandez elucidou o olhar sobre o corpo como base para a construção do discurso. Ele apresentou um vídeo em que um dançarino de rap faz uma performance para um programa de TV ao som do ballet A Morte do Cisne. O ponto central do vídeo não é o corpo em si, mas o movimento e a ação que o corpo desenvolve. Os participantes do auditório  nitidamente ficam hipnotizados durante o vídeo, alguns ficam boquiabertos com tamanho desempenho que o rap desenvolve com o corpo. 

Para fechar a primeira mesa a professora Vânia Torres expõem parte de sua tese no qual o titulo é  “A sombra da Amazônia". Ela conta que foram analisadas séries de reportagens veiculadas pela rede globo nos anos de 2006 a 2010 por repórteres especiais. Nesse momento ela pontua qual foi o seu maior desafio durante a pesquisa. 

“O grande desafio foi criar uma metodologia de análise de imagem, porque está metodologia está em construção, e eu gostaria de discutir com vocês para poder entender como é esse som, o cenário, o BG e de todo esse contexto televisivo”.

Foto: Irene Almeida 
Texto: Lilian Campelo

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