A
primeira mesa abordou o eixo corpo,
poder e audiovisual. Estavam presentes os professores Sílvia Nogueira
Chaves da UFPA apresentando o trabalho sobre “Deformar sentidos, transmutar
pela arte: uma experimentação na formação de professores de Ciências e matemáticas”,
Cleudemar Fernadez da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com o tema “O
corpo objetivado pelo olhar do fora” e a professora Vânia Torres da Unama que explanou
a respeito da "A Amazônia em cena na produção jornalística televisiva
nacional".
O
trabalho da professora Silva Nogueira investigou as experimentações tecnológicas
no processo de formação de professores na área de Ensino de Ciências e
Matemática a partir de interações articuladas com a cultura, linguagem, produção
de subjetividade tendo como base filmes autobiográficos que possibilitou outros
modos de pensar a formação por meio do cinema.
Para
compor o debate Cleudemar Fernandez elucidou o olhar sobre o corpo
como base para a construção do discurso. Ele apresentou um vídeo em que um dançarino
de rap faz uma performance para um programa de TV ao som do ballet A Morte do Cisne. O ponto central do
vídeo não é o corpo em si, mas o movimento e a ação que o corpo desenvolve. Os participantes do auditório nitidamente ficam hipnotizados durante o vídeo,
alguns ficam boquiabertos com tamanho desempenho que o rap desenvolve com o corpo.
Para
fechar a primeira mesa a professora Vânia Torres expõem parte de sua tese no
qual o titulo é “A sombra da
Amazônia". Ela conta que foram analisadas séries de reportagens veiculadas
pela rede globo nos anos de 2006 a 2010 por repórteres especiais. Nesse momento
ela pontua qual foi o seu maior desafio durante a pesquisa.
“O
grande desafio foi criar uma metodologia de análise de imagem, porque está
metodologia está em construção, e eu gostaria de discutir com vocês para poder
entender como é esse som, o cenário, o BG e de todo esse contexto televisivo”.
Foto: Irene Almeida
Texto: Lilian Campelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário